A análise microbiológica tem como objetivo avaliar a qualidade da água para prevenir doenças causadas em virtude da contaminação por bactérias e outros microrganismos, que podem ser nocivos à saúde dos seres humanos. Ela deve ser realizada regularmente, evitando o consumo, a utilização e o fornecimento de água contaminada.
⠀
A partir da coleta de amostras, são realizadas análises laboratoriais capazes de indicar eventuais contaminações e quais os tratamentos mais indicados para cada caso.
⠀
A análise microbiológica de água não deve ser feita apenas para o consumo humano. Deve, também, ser realizada na água utilizada em processos industriais.
⠀
Diversos segmentos tem obrigatoriedade em realizar análises e tratamentos de água, como as indústrias alimentícias, as escolas e universidades, os hospitais, os hotéis e os restaurantes.
⠀
De acordo com o anexo XX da Portaria de consolidação nº 5 do Ministério da Saúde, os três parâmetros que compõem a análise microbiológica são:
⠀
- Coliformes Totais: indicador de eficiência do tratamento da água;
⠀
- Escherichia coli (E.coli): indicador de contaminação fecal.
⠀
- Bactérias heterotróficas: avalia a integridade do sistema;
⠀
Precisa realizar análises em sua água? Contate a equipe técnica da Unidade Químea mais próxima de você: quimea.com.br/contato