Maior usina hídrica e solar do mundo é inaugurada na Tailândia




24/11/2021

Tailândia começou a operar recentemente a maior usina hídrica e solar flutuante do mundo. Localizado na Barragem de Sirindhorn, na Província de Ubon Ratchathani, o projeto híbrido é uma das alternativas elaboradas pelo país para reduzir as emissões de gases tóxicos e utilizar mais energia limpa.


A usina ocupa um espaço equivalente a 70 campos de futebol e é equipada com 145 mil painéis solares. Juntos, eles possuem uma potência que pode chegar a 45MW se operada em sua capacidade máxima.


Segundo a Autoridade de Geração de Eletricidade da Tailândia (EGAT, na sigla em inglês), o projeto não afeta a rota de barcos na região nem a área agrícola. O governo pretende reduzir a emissão de gás carbônico para atmosfera em 47 mil toneladas por ano.


Os painéis solares utilizados foram escolhidos a dedo para que pudessem ser instalados na água. Isso ajuda a resfriá-los, o que os torna de 10 a 15% mais eficientes.

Além dos benefícios energéticos e ao meio ambiente, como o menor custo de operação, o governo local pretende transformar a usina em um ponto turístico para visitantes da província de Ubon Ratchathani a partir de janeiro de 2022. Ao redor dela, será erguido um espaço chamado de Nature Walkway. A ideia é que o lugar seja um centro de estudo em energia renovável voltado para estudantes e turistas em geral.


Fonte: www.hypeness.com.br/2021/11/maior-usina-hidrica-e-solar-do-mundo-e-inaugurada-na-tailandia/






Veja também



Maior usina hídrica e solar do mundo é inaugurada na Tailândia
24/11/2021
Técnica inovadora transforma lixo plástico em óleo de alta qualidade
17/11/2021
Deserto do Atacama vira destino de roupas descartadas no mundo inteiro
11/11/2021
Agenda de Eventos
10/11/2021