Técnica inovadora transforma lixo plástico em óleo de alta qualidade




17/11/2021

A empresa norte-americana Honeywell International desenvolveu uma nova técnica para transformar resíduos plásticos em óleo com qualidade alta o suficiente para alimentar uma refinaria. A fabricante de produtos químicos e peças para aeronaves trabalha em parceria com a companhia espanhola de infraestrutura Sacyr SA.

O objetivo é construir uma usina capaz de transformar 30 mil toneladas métricas de plástico por ano em matéria-prima para refinarias convencionais, utilizando uma tecnologia de reciclagem conhecida como pirólise — reação de decomposição térmica que ocorre por meio da exposição a altas temperaturas.

“Agora, estamos no ponto em que a tecnologia de separação e conversão podem caminhar juntas. Podemos lidar com resíduos plásticos misturados a outros compostos e transformá-los em um óleo de alta qualidade e comercialmente viável para a indústria”, explica o diretor de tecnologia da Honeywell, Gavin Towler.

O método apresentado pela empresa já é usado pela indústria para produção de carvão vegetal, reprocessamento de pneus, no tratamento do lixo antes do descarte e na obtenção de biocombustíveis. A diferença está na purificação dos resíduos plásticos, eliminando as impurezas antes que sejam refinados.

A tecnologia de processamento utiliza conversão molecular para transformar resíduos plásticos em óleo reciclado. Segundo a Honeywell, com esse sistema, o reaproveitamento de polímeros encontrados no lixo mundial pode aumentar dos atuais 2% para mais de 90%, chegando a 15 milhões de toneladas adicionais recicladas por ano até 2030.

“O óleo produzido com a nova tecnologia também pode resultar em uma redução aproximada de 57% nas emissões de dióxido de carbono em comparação com a produção da mesma quantidade de óleo virgem obtida a partir de combustíveis fósseis. É uma economia ambiental considerável”, acrescenta Towler.

A usina responsável pela reciclagem do lixo plástico será instada na Andaluzia, no sul da Espanha, com produção prevista para começar em 2023. A planta terá um design modular, permitindo a implantação em escala, conforme a demanda e a quantidade de resíduos plásticos gerados no local.

O sistema de processamento desses resíduos será totalmente integrado, combinando soluções de automação capazes de coletar os fardos de lixo e retirar os materiais indesejados para agilizar as etapas de reaproveitamento dos polímeros, evitando desperdícios e aumento dos custos de produção.

“Os plásticos desempenham um papel importante em nossa sociedade, incluindo a expansão da vida útil dos alimentos e tornando os veículos mais leves, o que reduz suas emissões. Infelizmente, apenas uma fração dos plásticos hoje pode ser reciclada com sucesso e, agora, temos a chance de reverter isso”, encerra o CEO da Honeywell, Vimal Kapur.

Fonte: www.canaltech.com.br/inovacao/tecnica-inovadora-transforma-lixo-plastico-em-oleo-de-alta-qualidade-201357/




Veja também



Maior usina hídrica e solar do mundo é inaugurada na Tailândia
24/11/2021
Técnica inovadora transforma lixo plástico em óleo de alta qualidade
17/11/2021
Deserto do Atacama vira destino de roupas descartadas no mundo inteiro
11/11/2021
Agenda de Eventos
10/11/2021