Destilador solar torna potável água salgada e poluída




29/07/2021

O arquiteto e designer neozelandês Henry Glogau desenvolveu um destilador que purifica a água usando energia solar e pode ser montado com materiais de baixo custo e de fácil acesso.

O Portable Solar Distiller consiste em uma lona de plástico de duas camadas suspensa no topo de uma estrutura de suporte simples de bambu que pode ser facilmente montado e transportado. Cada lona circular possui 2,4 metros de diâmetro e pode gerar 18 litros de água purificada por dia. 

Glogau, espera que o design facilmente implantável possa ajudar a fornecer água potável para pessoas que vivem em assentamentos informais – atualmente um bilhão de pessoas no mundo vivem nesta situação. De acordo com o designer, isso é especialmente importante porque essas comunidades sentirão os impactos das mudanças climáticas de forma mais aguda.

O arquiteto e designer se formou recentemente na Royal Danish Academy, em Copenhagen, Dinamarca. Em seu mestrado especializou-se em Arquitetura em Ambientes Extremos, onde explorou os desafios globais presentes e futuros em expedições a diversos locais. 

“Com os desafios que enfrentaremos no futuro próximo, precisamos de uma infraestrutura de recursos resiliente e autônoma para democratizar o acesso”, disse ele.

Como funciona o destilador solar:

A engenhoca aproveita o mesmo ciclo da água de evaporação, condensação e precipitação que a natureza usa para fazer chover.

1 – A água do mar ou água potável poluída é despejada na lona inferior, que é feita de plástico absorvente de calor e aquecida pelo sol ao longo do dia. Isso faz com que a água pura evapore enquanto qualquer sal, patógenos ou outros contaminantes são deixados para trás na bacia, pois são muito pesados ​​para serem vaporizados.

2 – Em vez de ser liberado no ar, o vapor de água limpo condensa-se em gotículas na camada superior de plástico transparente do dossel, que é gravada com “micro-ranhuras inspiradas em folhas” que canalizam a água para o centro da estrutura onde cai em um funil. 

3 – Os usuários podem acessar a água doce por meio de uma torneira na parte inferior do destilador solar ou armazená-la em um tanque.

O designer desenvolveu uma versão pré-fabricada que pode ser montada em 30 minutos, porém, ele também disponibilizou instruções sobre como construir o destilador com a ajuda de materiais locais mais acessíveis, usando uma garrafa de plástico como funil e duas mantas de plástico costuradas juntas para a lona.

“Eu queria criar um sistema modular, que pudesse ser construído de diferentes maneiras ou materiais com base no contexto e nas necessidades do usuário”, disse Glogau.

O projeto foi selecionado entre 2.000 inscrições de 66 países para ganhar o prêmio Lexus Design Award de 2021, que convidou os participantes a “projetar para um amanhã melhor”.

Fonte: https://ciclovivo.com.br/inovacao/tecnologia/destilador-solar-torna-potavel-agua-salgada-e-poluida/




Veja também



Sistema que filtra microplásticos desenvolvido por brasileiro ganha prêmio internacional
21/09/2021
Eco-hotel flutuante vai gerar a própria eletricidade girando lentamente
16/09/2021
Marca lança camiseta compostável feita de algas
02/09/2021
Startup Britânica transforma pó de café usado em lenha
31/08/2021