Recuperação, Reabilitação e Restauração Ambiental. Você sabe qual é a diferença?




15/07/2021

Você sabe qual é a diferença? Nós vamos te explicar!

Recuperação Ambiental é “o retorno do sítio degradado a uma forma de utilização, de acordo com um plano pré-estabelecido para o uso do solo, visando à obtenção de uma estabilidade do meio ambiente”. Isto é, a área degradada terá condições mínimas de estipular um novo equilíbrio dinâmico, desenvolvendo um novo solo. É como a reparação dos recursos, desde que seja suficiente para restabelecer a composição das espécies encontradas originalmente no local.

A Reabilitação Ambiental é o retorno da área degradada a um estado biológico apropriado. Esse retorno não significa, exatamente, que a área poderá ser utilizada de maneira produtiva em longo prazo. Mas, poderá ser utilizada como uma atividade alternativa, adequada ao uso do homem e não aquela de reconstituir a vegetação original. Contudo, é válido ressaltar que, o planejamento dessa atividade deve ser projetado sem causar nenhum tipo de impacto negativo no ambiente.

Já o conceito de Restauração Ambiental, se refere à obrigatoriedade do retorno ao estado original da área, da mesma forma que eram antes de serem modificadas pela interferência do homem. Todos os aspectos relacionados à vegetação, fauna, solo, topografia, dentre outros, devem apresentar as mesmas características de antes da degradação.




Veja também



Destilador solar torna potável água salgada e poluída
29/07/2021
Medalhas das Olimpíadas de Tóquio foram feitas com partes de celulares e computadores reciclados
28/07/2021
Havaianas anuncia programa global para dar destino sustentável às sandálias descartadas
20/07/2021
ONG reaproveita resíduos e constrói escolas na Guatemala
15/07/2021