Projeto Pila Verde será tema de documentário do Canal Futura




30/09/2021

O que é o Projeto Pila Verde?

O projeto desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente na cidade de Santiago/RS, é uma moeda social entregue para pessoas que fazem a troca de lixo orgânico. Cada 5kg de lixo orgânico entregue, dá direito a um Pila Verde, usado pelos consumidores na compra de hortaliças na Feira.

Por sua vez, o produtor é também beneficiado pois usa do Pila Verde para comprar mais barato algumas mudas de hortaliças e recebe em sua propriedade o composto orgânico produzido a partir da transformação dos resíduos. 

"Já entregamos mais de 100 toneladas de adubo diretamente nas propriedades rurais", comemora a secretária de Meio Ambiente, Andriele Martins. Esse adubo com o material orgânico que iria para o aterro sanitário, mas que ganha uma alternativa sustentável. Reduz o peso do lixo, o custo para o município e ajuda a melhorar a produção. Por mês, são perto de 8 toneladas que são recolhidas para transformar em adubo. 

"É uma parceria muito boa para os produtores. Os clientes gostam, compram mais. E com o Pila Verde a gente negocia as mudas, ganha o adubo. Tudo gira e tudo ajuda", atesta o feirante Renan Possato.

O Projeto Pila Verde fez com que Santiago/RS ganhasse projeção nacional e internacional, através de divulgações em jornais, portais de internet, revistas e também pela televisão. Depois de ser bastante comentado na imprensa regional, chamou a atenção da revista Carta Capital e depois do site Mídia Ninja. Após, a Fundação Fiocruz destacou o Pila Verde entre projetos voltados a Agroecologia e contratou uma equipe de filmagem para vir ao município para elaboração de um documentário, que deverá ser inicialmente divulgado na região do RJ de depois para o Brasil todo pelo Canal Futura. 

Há poucos dias foram feitas gravações de imagens em Santiago, com entrevistas com a secretária Andriele Martins Perufo e equipe do Meio Ambiente; com o prefeito Tiago Gorski Lacerda, com o vereador Dionathan Farias e também com as pessoas que fazem a troca dos resíduos orgânicos por Pila Verde, sendo que a troca acontece na sede do bairro Lulu Genro e do Vila Rica, que são parceiros.

Fonte:

https://www.santiago.rs.gov.br/noticia/6630/03-06-2021/em-um-ano-de-pila-verde-meio-ambiente-ja-produziu-mais-de-100-toneladas-de-adubo-organico

https://www.santiago.rs.gov.br/noticia/6314/21-12-2020/projeto-pila-verde-sera-tema-de-documentario-do-canal-futura






Veja também



Maior usina hídrica e solar do mundo é inaugurada na Tailândia
24/11/2021
Técnica inovadora transforma lixo plástico em óleo de alta qualidade
17/11/2021
Deserto do Atacama vira destino de roupas descartadas no mundo inteiro
11/11/2021
Agenda de Eventos
10/11/2021