Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)


Também conhecidos como Objetivos Globais, os ODS tornaram-se assunto recorrente nos últimos anos, tanto pela relevância da iniciativa para o planeta, quanto pela necessidade e urgência em colocar em prática os temas abordados.
Dessa forma, muita gente acabou se interessando pelo tema e buscando mais informações, mas caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o que trata a Agenda 2030, segue uma breve descrição.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram estabelecidos durante a Cúpula das Nações Unidas em setembro de 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.

A Agenda 2030 contempla um plano de ação internacional para o alcance dos 17 ODS, desdobrados em 169 metas que abordam diversos temas fundamentais para o desenvolvimento humano, em cinco perspectivas, conhecido como os 5 P’s da Agenda: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Parceria e Paz.

Os 17 ODS envolvem temáticas diversificadas como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, entre outros.

E aí? Vamos relembrar sobre o que tratam os 17 ODS?

1. Erradicação da Pobreza: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

2. Fome Zero e Agricultura Sustentável: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

3. Saúde e Bem-Estar: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades.

4. Educação de Qualidade: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

5. Igualdade de Gênero: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

6. Água Potável e Saneamento: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos.

7. Energia Limpa e Acessível: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos.

8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos.

9. Indústria, Inovação e Infraestrutura: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

10. Redução das Desigualdades: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

11. Cidades e Comunidades Sustentáveis: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

12. Consumo e Produção Responsáveis: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

13. Ação Contra a Mudança Global do Clima: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

14. Vida na Água: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

15. Vida Terrestre: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

17. Parcerias e Meios de Implementação: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Por Aline Einloft - Comunicação Químea
Referências:
Estratégia ODS (https://www.estrategiaods.org.br/)
Pacto Global Rede Brasil (www.pactoglobal.org.br)
SDSN Brasil (https://www.sdsnbrasil.org.br/)
Portal ODS (http://portalods.com.br/)




Veja também



Posto com energia solar recarrega carros em 15 minutos
Empresa brasileira cria biomassa sustentável e capaz de reduzir custos das obras em 40%
Londres será a primeira cidade receber o projeto Uber Green
Como podemos evitar que a poluição aumente com o fim da quarentena