O que faz um engenheiro químico?




O engenheiro químico trabalha com a extração de matérias-primas e com a transformação físico-química de materiais para o desenvolvimento dos mais diversos produtos de nosso dia-a-dia.

O engenheiro químico projeta, constrói e opera plantas industriais. Também desenvolve e supervisiona os processos de fabricação de produtos nas indústrias dos mais diversos tipos.

Grande parte do trabalho de um engenheiro químico está no desenvolvimento de novos produtos. Ele realiza experimentos com os mais diversos tipos de materiais e testes de reação físico-química destes materiais com diferentes agentes químicos.

Com base nesses experimentos, cria novos produtos e realiza testes de qualidade e resistência para definir como e em quais situações ele pode ser utilizado.

Representa a empresa junto a órgãos governamentais com o objetivo de obter autorizações e licenças no que diz respeito à produção e transporte de produtos químicos e instalações de indústrias químicas. Também atua na elaboração e aprovação da documentação necessária para importação e exportação de produtos químicos.

O engenheiro químico também estuda métodos para aumentar a produtividade e reduzir custos. Aplica estes métodos e avalia seu desempenho observando se houve alguma melhora na produção sem que isso afete a qualidade dos produtos.

O engenheiro químico também deve estar atento à preservação do meio ambiente. Ele define normas e métodos de preservação em toda a cadeia produtiva de uma empresa.

Desenvolve e implementa tecnologias de reciclagem e tratamento de resíduos industriais. Faz também o reaproveitamento de alguns resíduos. Para aqueles itens que já não terão serventia nos processos produtivos, define o tratamento correto de modo a não afetar a região onde está instalada a indústria.

Além disto, ele desenvolve tecnologias limpas para todos os procedimentos dentro da indústria.

No que diz respeito à extração de matéria-prima, o engenheiro químico tem a responsabilidade de criar técnicas a fim de causar o menor impacto possível na biodiversidade do local, além de propor e aplicar medidas de recuperação destas áreas.

Como engenheiro químico você também pode fazer parte da primeira rede de franquias do Brasil focada em consultoria ambiental.

Acesse http://quimea.com.br/franquias e venha fazer parte.

Fonte: https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/o-que-faz-um-engenheiro-quimico/




Veja também



Atenção para o prazo de preenchimento do SIGECORS
Treinamento de Gerenciamento de Resíduos Sólidos na IDEMA
A Franquia da Químea de Santa Rosa esteve presente na Indumóveis Internacional
BOAS-VINDAS para franquia da Químea de Cachoeira do Sul/RS