Você sabe onde um biólogo pode atuar?




Você sabe onde um biólogo pode atuar?

A profissão tornou-se legal após a lei nº 6.684 ter sido sancionada em 03 de setembro de 1979. A lei também originou o Conselho Federal de Biologia e os Conselhos Regionais.

O exercício da profissão exige dupla habilitação: a técnico-científica e a legal. A habilitação técnico-científica é expressa através da comprovação da capacidade intelectual do indivíduo, pela posse do diploma fornecido pela autoridade educacional e pelo currículo efetivamente realizado.

A habilitação legal cumpre-se com o registro profissional no órgão competente para a fiscalização de seu exercício; no caso dos biólogos, o Conselho Regional de Biologia de sua jurisdição.

Os biólogos executam atividades técnicas e científicas de grau superior de grande complexidade, que envolvem ensino, planejamento, supervisão, coordenação e execução de trabalhos relacionados com estudos, pesquisas, projetos, consultorias, emissão de laudos, pareceres técnicos e assessoramento técnico-científico nas áreas das Ciências Biológicas, com vistas ao aprimoramento de: Estudos e Pesquisas de Origem, Evolução, Estrutura morfo-anatômico, Fisiologia, Distribuição, Ecologia, Classificação, Filogenia e outros aspectos das diferentes formas de vida, para conhecer suas características, comportamento e outros dados relevantes sobre os seres e o meio ambiente; também realizam estudos e pesquisas e Análises Laboratoriais nas áreas de bioquímica, biofísica, citologia, parasitologia, microbiologia e imunologia, hematologia, histologia, patologia, anatomia, genética, embriologia, fisiologia humana e produção de fitoterápicos; estudos e pesquisas relacionadas com a investigação científica ligada à biologia sanitária, saúde pública, epidemiologia de doenças transmissíveis, controle de vetores e técnicas de saneamento básico; atividades complementares relacionadas à conservação, preservação, erradicação, manejo e melhoramento de organismos e do meio ambiente e à Educação Ambiental.

Fonte: https://biologo.com.br/bio/a-profissao-de-biologo/

A área de serviços ambientais é uma área que esta em constante crescimento, sendo um campo importante de atuação para biólogos.

Como biólogo você também pode fazer parte da primeira rede de franquias do Brasil focada em consultoria ambiental.

Acesse http://quimea.com.br/franquias e venha fazer parte.




Veja também



A qualidade da água e a relação com a saúde
Franquia da Químea de Lajeado promove treinamentos e cursos para seus parceiros e clientes
Loja de Camobi recebe PEV para destinação de resíduos eletrônicos
TRITEC recebe treinamento sobre gerenciamento de resíduos sólidos.