Você sabe qual a importância do engenheiro sanitarista?




A engenharia sanitária é a área que trata da exploração e do uso dos recursos hídricos. Os engenheiros sanitaristas são os profissionais responsáveis pelo diagnóstico, elaboração e coordenação de projetos de saneamento básico e de obras sanitárias.

Os engenheiros desta área atuam promovendo o desenvolvimento sustentável, além de captação, tratamento e distribuição de água, com a elaboração de projetos de captação dos recursos hídricos, com tecnologias e métodos de tratamento da água, com a fiscalização do tratamento e verificação da qualidade da água e de projetos de distribuição da água potável para a população, estabelecendo as melhores formas e métodos para tal e assim melhorar a qualidade de vida da população.

O trabalho dos engenheiros sanitaristas é muito importante para a área social, saúde e ecológica, pois além de visar o bem estar social, também é uma forma de prevenir doenças, sempre visando à preservação e diminuição dos danos ambientais, promovendo um desenvolvimento sustentável.

A necessidade de profissionais nessa área é sempre grande, devido à precariedade dos sistemas de saneamento básico e de abastecimento de água potável em diversas regiões.

Atualmente, também cresce o número de empresas privadas preocupadas com a situação do meio ambiente e suas consequências a médio e longo prazo e com as pressões legais acerca da questão da poluição. Essas empresas caracterizam um novo mercado para o engenheiro sanitarista, que baseado em seus conhecimentos pode propor soluções para alguns desses problemas. As ONGs ligadas ao meio ambiente também precisam de pessoas na área sanitária.

Fontes:
www.brasilprofissoes.com.br
http://portalclubedeengenharia.org.br/2010/07/13/engenheiros-sanitaristas-e-suas-competencias/




Veja também



Royal Plaza Shopping instala Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos eletrônicos
Você já viu essa pessoa?
Shopping Praça Nova conta com Ponto de Entrega Voluntária de resíduos eletrônicos
A Franquia da Químea de Santa Rosa esteve presente na Indumóveis Internacional