Conheça o primeiro hotel do mundo a produzir mais energia do que consome




As casas autossuficientes energicamente já são realidade mundo afora (e adoramos falar delas, casos desse projeto minimalista, dessa cápsula móvel e dessa que inclui uma bela horta). Mas quando se trata de hotéis não é bem assim, e eis que surge o primeiro do mundo a produzir mais energia do que consome.

O projeto fica na Noruega e foi criado pelo escritório de arquitetura Snøhetta. O hotel sustentável vai ficar bem próximo do Ciclo Polar Ártico, perfeito para turistas interessados em apreciar o lindo espetáculo da aurora boreal.

O local é bem isolado e ambientalmente frágil, o que torna a ecoeficiência do hotel ainda mais necessária. O local foi batizado de Svart, em referência à geleira Svartisen, que também fica no norte da Noruega, e vai consumir 85% menos energia elétrica do que os hotéis convencionais.

O acesso ao hotel só será possível através de embarcações, e o prédio vai contar com painéis de captação de energia solar estrategicamente colocados nos pontos do telhado onde os raios incidem com mais frequência.

Poços vão capturar a energia geotérmica para aquecer os cômodos, e todos os quartos e o restaurante foram projetados para ficar na sombra durante o verão, eliminando a necessidade de usar ar condicionado.A fachada conta com grandes paredes de vidro, que permitem a iluminação natural, e a estrutura redonda permite lindos ângulos de visão panorâmica da paisagem local. A previsão é que o Svart seja inaugurado em 2021.

Fonte: https://www.hypeness.com.br/2018/11/conheca-o-primeiro-hotel-do-mundo-a-produzir-mais-energia-do-que-consome/




Veja também



WINELEATHER: Marca italiana utiliza bagaço de uva para criar uma alternativa ao couro
Tomada solar recarrega aparelhos na janela
Pesquisadores estadunidenses criam tecnologia para transformar esgoto em petróleo
Canadá inventa cápsulas de café biodegradáveis