Conheça o primeiro hotel do mundo a produzir mais energia do que consome




As casas autossuficientes energicamente já são realidade mundo afora (e adoramos falar delas, casos desse projeto minimalista, dessa cápsula móvel e dessa que inclui uma bela horta). Mas quando se trata de hotéis não é bem assim, e eis que surge o primeiro do mundo a produzir mais energia do que consome.

O projeto fica na Noruega e foi criado pelo escritório de arquitetura Snøhetta. O hotel sustentável vai ficar bem próximo do Ciclo Polar Ártico, perfeito para turistas interessados em apreciar o lindo espetáculo da aurora boreal.

O local é bem isolado e ambientalmente frágil, o que torna a ecoeficiência do hotel ainda mais necessária. O local foi batizado de Svart, em referência à geleira Svartisen, que também fica no norte da Noruega, e vai consumir 85% menos energia elétrica do que os hotéis convencionais.

O acesso ao hotel só será possível através de embarcações, e o prédio vai contar com painéis de captação de energia solar estrategicamente colocados nos pontos do telhado onde os raios incidem com mais frequência.

Poços vão capturar a energia geotérmica para aquecer os cômodos, e todos os quartos e o restaurante foram projetados para ficar na sombra durante o verão, eliminando a necessidade de usar ar condicionado.A fachada conta com grandes paredes de vidro, que permitem a iluminação natural, e a estrutura redonda permite lindos ângulos de visão panorâmica da paisagem local. A previsão é que o Svart seja inaugurado em 2021.

Fonte: https://www.hypeness.com.br/2018/11/conheca-o-primeiro-hotel-do-mundo-a-produzir-mais-energia-do-que-consome/




Veja também



Medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 serão feitas a partir de materiais eletrônicos descartados
Empresa curitibana produz móveis exclusivos com cordas ecológicas
Sistema trata esgoto sem usar energia, químicos e reutilizando água
Conheça o primeiro hotel do mundo a produzir mais energia do que consome