Obra e sustentabilidade: conheça os pisos de materiais naturais




O piso que dá o acabamento especial à sua obra ou reforma pode ser de material ecológico e, além de beleza, aplicar o conceito de sustentabilidade ao seu imóvel, tão importante para a preservação ambiental.

Atualmente, o mercado conta cada vez mais com empresas que atuam com materiais naturais. Conheça alguns deles que podem compor pisos que aliam sustentabilidade, personalidade e economia.

Bambu
Tábuas feitas com bambu são duráveis, resistentes à umidade, não entortam e não têm nódulos e outras falhas comuns de serem encontradas na madeira. Na hora da escolha por esse material, verifique se foram aplicados adesivos à base de formaldeídos ou impermeabilizantes sintéticos.

Cortiça
Oriunda do sobreiro (da família do carvalho), a casca dessa árvore, utilizada na fabricação da cortiça, pode ser extraída de 9 em 9 anos, período em que a árvore se regenera. O cultivo não requer irrigação, fertilizantes ou pesticidas.
A cortiça é macia e quente, funciona como ótimo isolante e não acumula poeira.

Fibra de coco
Retiradas da casca da fruta, as fibras trançadas resultam em um material muito resistente. É uma boa escolha para ambientes de circulação intensa, como corredores e áreas de convívio.

Linóleo
É elaborado a partir das fibras e do óleo do linho, cortiça granulada, madeira, farinha e resinas naturais. Usado com a juta (fibra têxtil vegetal), o linóleo não emite gases tóxicos e também é antiestático, fácil de limpar e biodegradável.

Alga marinha
Fibras de várias espécies são utilizadas em um material resistente, durável e com propriedades antiestáticas e antimanchas. O uso tem uma ressalva: não é indicado para ambientes úmidos.

Sisal
Feito com fibras de uma planta chamada agave, o sisal é durável, antibacteriano e antiestático.

No momento de instalação do piso escolhido, analise se os benefícios não serão reduzidos ou eliminados pelo uso de adesivos químicos nocivos e de tintas tóxicas. Busque aplicar apenas acabamentos naturais para que a sustentabilidade seja 100% garantida.

Fonte: https://www.pensamentoverde.com.br/dicas/obra-e-sustentabilidade-conheca-os-pisos-de-materiais-naturais/




Veja também



Fralda de pano reduz impacto ambiental
Chile se torna o primeiro país latino a proibir as sacolas plásticas
Empresa sueca produz cortina que purifica o ar dentro de casa
Impactos ambientais concentram preocupações de longo prazo para a economia global